domingo, 24 de novembro de 2013

Constantinopla era cercada de água por todos os lados mas nenhuma gota para beber. O que eles construiram foi uma das maiores obras do mundo antigo. A tarefa coube ao imperador Valente 328-378 que construiu um aqueduto de mais de 700 km. Isso equivale a todos os aquedutos de Roma somados em um só! Uma das pontes condutoras tinha mais de 30 metros.

Para armazenar a água eles utilizavam cisternas que eram muito úteis. Primeiro porque não ocupavam espaço, utilizando o subterrâneo, segundo porque geravam (e quem já jogou sim city sabe o quanto isso é importante) terrenos planos acima.

Depois falam que na antiguidade não tinha oportunidade. Justiniano foi o maior imperador de Bizâncio e ele era um simples camponês quando chegou à capital.

Revolta de Nika, ele manda matar 30 mil pessoas no hipódromo. Janio Quadros da antiguidade.

Catedral de Santa Sofia. Domo com 30 metros de diâmetro. 75 metros por 70. A catedral foi inaugurada em menos de 6 anos após o lançamento da pedra fundamental.

Basílio II x Samuel dos búlgaros.

Invenção do trebuche. Em julho de 1014 Basílio derrotou e capturou mais de 14 mil soldados. Ele cegou todos, deixando um em cada cem homens com apenas um olho para guiar de volta todos os feridos.

Uma coisa é você executar os soldados, outra é você mutilar os inimigos e enviá-los de volta. Eles se tornam um peso para a sociedade.

BizÂncio caiu no século XV para a pólvora e Constantinopla tornou-se Istambul.

Nenhum comentário: